quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Índios do Brasil



O Conceito de Índio



Na Idade Média, a palavra "índio" era empregada para designar todas as pessoas do Extremo Oriente. Ao chegar às Américas, Cristóvão Colombo acreditou que havia encontrado um novo caminho para as Índias e resolveu chamar os nativos que encontrou de índios. O conceito de "índio" é, portanto, uma invenção europeia. 

Os habitantes originais das Américas nunca se consideraram como um povo uno. Pelo contrário, diferentes grupos indígenas nutriam grande animosidade e constantemente guerreavam entre si. Povos indígenas de cultura mais desenvolvida, como os incas, astecas e maias, criaram grandes impérios por meio da conquista e da exploração de povos menos desenvolvidos. 

No Brasil, os tupis viviam ao longo do litoral quando da chegada dos portugueses, mas séculos antes viviam na região da Amazónia Com o crescimento populacional na Amazônia, os tupis começaram a migrar para o sul, expulsando e exterminando outros povos indígenas que viviam naquelas áreas e ocupando as regiões que historicamente esses outros povos habitaram. Os tupis eram adeptos da antropofagia e tinham o hábito de comer partes do corpo dos guerreiros vencidos das tribos inimigas, pois na sua cultura acreditavam absorver a força do inimigo ao comê-lo.

Texto retirado e adaptado de:

Sem comentários:

Enviar um comentário